terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Os enfeites de Natal em São Paulo e a exuberância irracional


Olhe para qualquer lado da cidade nestes dias. Você consegue ver mais alguma coisa além de concreto e milhões de luzinhas piscantes Made in China? Pois é. Prenúncio de Natal. Parece que cada ano os prédios, as casas, as avenidas e os shoppings ficam mais enfeitados.
Outro dia ouvi no rádio que somente a prefeitura de São Paulo está gastando 7,5 milhões de reais com enfeites de Natal.
A pergunta que fica é: será que como a gente eles guardam os enfeites de um ano para outro? Será que eles jogam tudo fora só para gastar tudo de novo no ano que vem? Será? Será?
E será que precisamos comprar um monte de presentes inúteis, embrulhá-los em papel colorido e saquinhos especiais? Fico pensando na montanha de lixo que o Natal gera, e quão desnecessárias são todas essas coisas que precisamos comprar e consumir para simplesmente dizer às pessoas que amamos que gostamos de estar perto delas e que elas importam na nossa vida.
Eu até entendo o espírito natalino, as rotinas ritualizadas que nos fazem sentir bem. Mas será que não dava para a gente fazer tudo isso de um jeito mais light e criativo? Sem consumir tanto? Será? Será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário