quarta-feira, 5 de maio de 2010

As frutas e vegetais menos vulneráveis a agrotóxicos

Comprar alimentos orgânicos nem sempre é possível, mas, dentre as opções do supermercado ou feira, quais seriam as menos infestadas de pesticidas? A melhor saída, já sabemos, é sempre comprar coisas frescas, de estação, e de preferência cultivadas por perto.

Nunca esqueço do meu choque quando morava em Nova York ao ir ao supermercado e trazer alho para casa.
Achei tão lindo... Enorme, branco, robusto. E barato. Quando cheguei no meu lar doce lar, a surpresa: o alho era chinês!

Como pode uma cabeça alho que vem da China custar menos de um dólar, e ser tão mais barata que sua "irmã" local?

Pensei no combustível gasto para fazer o trajeto de navio, nas águas ficando sujas, no pobre coitado semiescravo que trabalhou nessa plantação, e nos possíveis componentes tóxicos que eu e minha família estaríamos ingerindo sem saber. Fiquei triste.

Mas, enquanto não temos alho da China no Brasil... Vejam esta lista gringa das 12 melhores frutas e vegetais não orgânicos para comprar sem tanto susto no mercado ou feira, especialmente se você tem gente pequena em casa:

Aspargos
Abacate
Bananas
Broccoli
Couve-flor
Milho
Kiwi
Manga
Cebola
Mamão papaia
Ervilha doce
Abacaxi

Também são relativamente confiáveis (e nem tão contaminados): batata doce, ameixa e melancia

Fonte: The Complete Organic Pregancy, de Deidre Dolan e Alexandra Zissu
Imagem: Freefoto.com

2 comentários:

  1. EEEEE.... Parabens pela iniciativa Dri. Tenho certeza que este blog nao vai soh te realizar como tambem a muitas mamys amalucadas por ai.

    ResponderExcluir
  2. oi Adriana, parabéns. Adorei e virei "seguidora". Dá uma olhada no blog da Neide Rigo, Come-se - genial.
    bj

    Fe e família

    ResponderExcluir